Carta ao Pais – Rotas de Acesso ao Colégio Medianeira

Prezados Pais ou Responsáveis,

A APP – Associação de Pais e Professores do Colégio Medianeira – é um canal de diálogo entre as famílias e o Colégio, buscando sempre discutir estratégias que proporcionem melhorias para a comunidade escolar.

A partir dos encontros e conversas com as famílias, temos regularmente conversado com a Direção da Instituição, que sempre tem se mostrado aberta ao diálogo.

O colégio tem tomado medidas importantes para melhorar o conforto e a segurança da comunidade medianeira, por exemplo, ampliou os estacionamentos, aprimorou a qualificação da equipe de segurança, vem incentivando o uso das plataformas de embarque e desembarque e do adesivo veicular e, implementou as carteirinhas de acesso à instituição para as famílias. Além dessas medidas, também observamos a grande preocupação em realizar diversas ações sociais no entorno e junto à comunidade local.

A APP, gestão 2013/2014, tem se preocupado com as dificuldades de mobilidade urbana em função das obras da prefeitura de Curitiba nesta região e com a segurança nas imediações do colégio. Em parceria com a direção do Medianeira, a APP tem conversado regularmente com outras instituições próximas e com órgãos de gestão da cidade como a Câmara de Vereadores, o IPPUC e CIRETRAN para possíveis esclarecimentos e orientações no que diz respeito às condições de acessos dos pais e alunos.

No último dia 07 de maio deste ano os diretores da APP e do colégio foram recebidos na sede da prefeitura municipal de Curitiba pelo Chefe do Gabinete Sr. Itamar Neves.

Na pauta do encontro discutimos as possibilidade da criação de um novo retorno na Av. das Torres que facilite o acesso a entrada da Educação Infantil e Ensino Fundamental do colégio, bem como sobre a possibilidade de ter um posto da polícia municipal ao lado do posto de saúde da Vila das Torres.

De concreto deste encontro resultou a promessa de uma reunião com diretores do IPPUC e da CIRETRAN de Curitiba nas dependências do colégio para analisarmos as possibilidades de melhorias.

Lembramos que a APP faz reuniões mensais para discussão de assuntos de interesse dos pais, professores e do colégio. Usando o seu website e folders na agenda divulgamos assuntos de interesse de todos.

Com base nas orientações que ouvimos dos órgãos competentes, nestas reuniões, tornamos público algumas sugestões de trajetos que podem ser usados pelas famílias para chegar ao colégio Medianeira de maneira mais segura.

A seguir, mencionaremos algumas sugestões de rotas para acessar o colégio, após as obras realizadas pela prefeitura.

Origem: Educação Infantil/Ed. Fundamental, Destino: Centro (via Avenida das Torres)

Um acesso não muito conhecido, mas sugerido para quem precisa se dirigir ao centro via Av. das Torres (Av. Comendador Franco) é o retorno por baixo do viaduto da linha verde.  Saindo da R. Aquelino Orestes Daglioli e entrando na Av. das Torres, mantenha-se à direita (na faixa 3), próximo ao viaduto, vire à direita. Ao chegar no fim da via vire à esquerda retornando à Av. das Torres. Confira a rota no mapa a seguir. 

Rota1

 

Origem: Av. das Torres (sentido Centro), Destino: Educação Infantil / Ed. Fundamental

             No caso de dirigir-se à Educação Infantil, vindo da Av. das Torres no sentido Centro, após passar o Habibs, mantenha-se à direita e retorne na R. Maurício Nunes Garcia para acessar a R. Chile. Depois de passar pela trincheira dobre a direita na R. Manoel Martins de Abreu e retorne a Av. das Torres virando a direita na R. Baltazar Carrasco do Reis. Em contato com o IPPUC, eles nos informaram que essa rua será revitalizada. Esta rota está indicada nas placas de sinalização da prefeitura. Confira a rota no mapa a seguir.

 A prefeitura nos informou que atualmente muitos pais, seguem a rota comentada anteriormente até passar por baixo da trincheira e depois dobram a esquerda na R. Manoel Martins de Abreu, cruzam a R. Guabirotuba e seguem em frente. Este caminho não é recomendado pela prefeitura. Pois, para chegar à R. Guabirotuba por essa rota é necessário trafegar numa região de difícil acesso. Além disto, ao chegar à R. Guabirotuba o motorista irá se deparar com fluxo intenso de veículos, três faixas para cruzar e difícil visibilidade.

Rota2

Origem: R. Guabirotuba, Destino: Educação Infantil / Ed. Fundamental

Para quem deseja ir à Educação Infantil e vem da R. Guabirotuba recomenda-se evitar dobrar na R. Manoel Martins de Abreu. A sugestão é ir em frente e dobrar na Av. das Torres, dobrando, novamente, na R. Aquelino Orestes Daglioli e chegando ao colégio. Confira a rota no mapa a seguir.

Rota3

Origem: Av. das Torres, Destino: Portaria da Linha Verde 

Para quem vem pela Av. das Torres (sentido São José – Curitiba), logo após passar sobre o viaduto da linha verde, haverá uma entrada à direita, que dá acesso ao Hipermercado Big e a R. Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva, lateral ao Big; chegando ao fim dessa Rua vire a direita e em seguida chegará a linha verde (sentido Santa Catarina), mantenha-se na marginal após cruzar sob o viaduto da Av. das Torres para acessar a portaria do colégio. Confira a rota no mapa a seguir.

Rota4

Origem: Linha Verde (Sentido São Paulo), Destino: Portaria da Linha Verde 

Para quem deseja ir até a portaria do colégio na linha verde e está trafegando na linha verde, sentido São Paulo, a recomendação e manter-se a direita para acessar a Av. das Torres logo após passar em frente ao colégio, passar ao lado do posto de gasolina e retornar em frente a Churrascaria Pertutti na Av. das torres. Quando estiver retornando na Av. das Torres (sentido São José – Curitiba), após cruzar o viaduto sobre a linha verde, mantenha-se a direta para contornar o Hipermercado Big e acessar a linha verde (sentido Santa Catarina), mantenha-se na marginal após cruzar sob o viaduto da Av. das Torres para acessar a portaria do colégio. Confira a rota no mapa a seguir.

Rota5

Este comunicado tem a intenção de fornecer uma breve orientação, no sentido de informar a todos o que conseguimos esclarecer com as autoridades enquanto APP, mas vale alertar que não somos um órgão de trânsito e que na dúvida os pais devem procurar o serviço 156 da prefeitura para obter informações e orientações a partir dos órgãos competentes.

Aproveitamos a oportunidade para convidar as famílias a participarem das reuniões mensais da APP, que acontecem sempre na sede da APP no primeiro sábado de cada mês a partir das 9h30min. Gostaríamos de poder contar com suas valiosas opiniões e colaboração na organização de eventos festivos, esportivos e culturais que estão a cargo da APP.

Caso queira receber a nosso newsletter com as últimas informações, cadastre-se no site www.appmedianeira.org.br.

Equipe APP

Gestão 2013/2014

E-mail: app@appmedianeira.org.br  I   Site: www.appmedianeira.org.br   I  Telefone: 3267-6761